quinta-feira, 16 de junho de 2011

O Brasil está mudando...

Hoje recebi esta postagem: uma reflexão em meio à luta...

"O Brasil será que está mesmo mudando, o PCdoB levantando a bandeira dos Povos de Terreiro, o PC do B Rio? O Partido Comunista não é por princípio laico ou até mesmo ateu?"

É verdade, meu povo, o Brasil está mudando sim! Temos uma mulher na Presidência da República! Mas o caso, aqui, é bastante pedagógico: vocês lebram quando ainda há pouco o DEM, o PSDB e outros partidos de direita se uniram para atacar as políticas afirmativas nesse país?

Não houve estranhamento de nenhuma parte, não é? Mas quando um partido que resiste há mais de 89 anos contra as forças da repressão, em prol da democracia, resolve debater com as comunidades tradicionais de terreiros, é sim um avanço; e, a meu ver, um aliado em potencial.

Não se constrói políticas de nenhum tipo, excluindo aliados; isso dentro de um processo democrático.

Não está se chamando ninguém pra discutir teologias, não!

Quando os outros partidos fazem alianças políticas com fundamentalistas religiosos para aprovarem leis do tipo que impedem o sacrifício de animas, ninguém pergunta se o DEM, o PSDB são laicos, ateus ou não: o pau quebra é nas nossas cabeças!

Penso que as comunidades tradicionais devem, sim, conversar com todos os atores da democracia que queiram nos dar seu apoio; penso que seria avanço até mesmo se o DEM e outros nos chamassem pra conversar, e não pra nos destruir.

Esse é o problema... Às vezes, briga-se até pra saber quem é legítimo pra ser nosso aliado!

Parabéns aos organizadores do Fórum Municipal de Religiosidade Afro Brasileira do PCdoB-Rio por esta construção.

Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário